SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3O manejo psicológico da dor de cabeça tensionalO discurso parental e sua relação com a inscrição da criança no universo simbólico dos pais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: ciência e profissão

versión impresa ISSN 1414-9893

Resumen

ROSA, Edinete Maria  y  TASSARA, Eda Terezinha de Oliveira. Violência, ética e direito: implicações para o reconhecimento da violência doméstica contra crianças. Psicol. cienc. prof. [online]. 2004, vol.24, n.3, pp. 34-39. ISSN 1414-9893.

Os conceitos de violência desenvolvidos por Hannah Arendt e Marilena Chauí levam-nos a refletir a respeito da violência doméstica contra crianças, ampliando seu significado e possibilitando questionar determinados sentidos a ela atribuídos. A justificativa e a aplicação do Direito quanto ao que caracteriza um ato violento não conseguem abarcar situações como a violência doméstica e a violência institucional. Essas modalidades de violência parecem manter estreita ligação, pois ambas são colocadas à margem dos possíveis enquadramentos legais quanto aos danos que vêm causando às vítimas. Além disso, ambas são necessárias à manutenção do status quo, na medida em que reproduzem relações interpessoais reificadas.

Palabras clave : Violência; Ética; Direitos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )