SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue3Stories that (don´t) heal: on narratives in clinical hypnosisPsychodermatology: an interface between psychology and dermatology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

CARNEIRO, Nancy Greca de Oliveira  and  ROCHA, Luciana de Carvalho. O processo de desospitalização de pacientes asilares de uma instituição psiquiátrica da cidade de Curitiba. Psicol. cienc. prof. [online]. 2004, vol.24, n.3, pp. 66-75. ISSN 1414-9893.

O alto índice de pacientes asilares nas instituições psiquiátricas representa um dos maiores desafios ao processo da reforma psiquiátrica em curso no Brasil. O intuito desta pesquisa foi o de acompanhar e descrever o processo de desospitalização de pacientes crônicos e asilares que vem ocorrendo em uma dessas instituições. Verificou-se que, nos raros casos em que o paciente asilar é desospitalizado, ele não é desinstitucionalizado e sua situação de tutela é mantida. O processo exige uma política de inclusão que implique não apenas mudanças na estrutura de serviços mas também uma nova clínica apoiada na ética do sujeito.

Keywords : Reforma psiquiátrica; Paciente asilar; Desospitalização; Desinstitucionalização.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )