SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3Histórias que (não) curam: sobre narrativas em hipnose clínicaPsicodermatologia: uma interface entre psicologia e dermatologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

CARNEIRO, Nancy Greca de Oliveira  e  ROCHA, Luciana de Carvalho. O processo de desospitalização de pacientes asilares de uma instituição psiquiátrica da cidade de Curitiba. Psicol. cienc. prof. [online]. 2004, vol.24, n.3, pp. 66-75. ISSN 1414-9893.

O alto índice de pacientes asilares nas instituições psiquiátricas representa um dos maiores desafios ao processo da reforma psiquiátrica em curso no Brasil. O intuito desta pesquisa foi o de acompanhar e descrever o processo de desospitalização de pacientes crônicos e asilares que vem ocorrendo em uma dessas instituições. Verificou-se que, nos raros casos em que o paciente asilar é desospitalizado, ele não é desinstitucionalizado e sua situação de tutela é mantida. O processo exige uma política de inclusão que implique não apenas mudanças na estrutura de serviços mas também uma nova clínica apoiada na ética do sujeito.

Palavras-chave : Reforma psiquiátrica; Paciente asilar; Desospitalização; Desinstitucionalização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )