SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3O processo de desospitalização de pacientes asilares de uma instituição psiquiátrica da cidade de CuritibaReligião, saúde e cura: um estudo entre neopentecostais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

MULLER, Marisa Campio  e  RAMOS, Denise Gimenez. Psicodermatologia: uma interface entre psicologia e dermatologia. Psicol. cienc. prof. [online]. 2004, vol.24, n.3, pp. 76-81. ISSN 1414-9893.

O objetivo deste artigo é apresentar alguns resultados importantes provenientes da tese de doutorado da primeira autora, orientado pela segunda. O tema da tese foi um estudo com pacientes de vitiligo, através da abordagem analítica, buscando compreender o vitiligo como possibilidade de manifestação simbólica da relação psique/corpo. Treze mulheres fizeram parte do estudo, sendo que dez receberam acompanhamento médico e psicológico por seis meses. Destas, cinco receberam acompanhamento psicológico grupal e cinco, acompanhamento psicológico individual. Três pacientes receberam só acompanhamento médico por igual período. Buscou-se, com esse atendimento diferenciado, avaliar se haveria diferença à resposta clínica (condição de repigmentação) das pacientes. Os resultados indicam que o modelo analítico permitiu a compreensão simbólica da doença vitiligo como manifestação de conteúdos inconscientes que necessitavam ser integrados à consciência. As pacientes que receberam tratamento conjunto médico e psicológico apresentaram um percentual de repigmentação de até 80%, enquanto as que receberam exclusivamente tratamento médico obtiveram um percentual de repigmentação de até 20%. Esse dado demonstra a importância de um trabalho integrado no tratamento das doenças de manifestação psicossomática.

Palavras-chave : Psicodermatologia; Vitiligo; Integração psique-corpo; Visualização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )