SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue4Listening to the adolescents through graffiti in the urban centersFrom the necessity to the demand: producing subjects author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

SOARES, Ilka de Araújo. Comunicação e saúde mental: a democratização dos meios comunicacionais como veículo de reconstrução identitária. Psicol. cienc. prof. [online]. 2004, vol.24, n.4, pp. 12-21. ISSN 1414-9893.

Este estudo aborda a emergência de novas formas de subjetivação no contexto da reforma psiquiátrica, tendo como referência os meios de comunicação, aqui particularmente considerando o veículo da TV Comunitária. Relata a experiência do núcleo de vídeo do Instituto Philippe Pinel do Rio de Janeiro, com uma proposta de televisão comunitária produzida pelos usuários da instituição. Aponta para a legitimidade da democratização desses meios como possibilidade de contrapartida ao processo de segregação social e ao assujeitamento psicótico fomentados pelo predomínio das práticas asilares que circunscreveram a doença mental historicamente. Reflete sobre as ações no âmbito local (embasadas nas relações de "pertencimento" e participação grupal) utilizando um meio global (linguagem televisiva) como importante via de reconstrução do lugar social do portador de transtorno mental.

Keywords : Saúde mental; TV comunitária; Reconstrução da identidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )