SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número4Da necessidade à demanda: produzindo sujeitosEfeitos da globalização e da sociedade em rede via Internet na formação de identidades contemporâneas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

MORAES, Rodrigo. O alarido das vidas marginais na obra de Chico Buarque. Psicol. cienc. prof. [online]. 2004, vol.24, n.4, pp. 30-41. ISSN 1414-9893.

O objetivo deste trabalho é analisar como o compositor Chico Buarque discorre, em inúmeras composições, sobre os desenlaces da vida cotidiana das chamadas classes populares brasileiras e dos personagens que as constituem, potencializando e vitalizando suas narrativas. Para tanto, partimos do pressuposto que, sob a égide de um discurso historicamente construído, as vozes das classes populares foram, e são, continuamente desqualificadas e ouvidas pelo prisma da falta e da carência.Outrossim, cremos ser possível observar, na obra do artista, uma radical singularidade quanto ao cotidiano desses personagens, promovendo novos olhares sobre seus modos de vida e apresentando alternativas promissoras ao enfrentamento das lógicas naturalizadoras proferidas por discursos hegemônicos.

Palavras-chave : Classes populares; Chico Buarque; Estigma; Mídia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )