SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número4O alarido das vidas marginais na obra de Chico BuarqueA representação social da violência na literatura de cordel sobre cangaço índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

SILVEIRA, Marcelo Deiro Prates da. Efeitos da globalização e da sociedade em rede via Internet na formação de identidades contemporâneas. Psicol. cienc. prof. [online]. 2004, vol.24, n.4, pp. 42-51. ISSN 1414-9893.

A sociedade em rede, através da mídia e da internet, é o resultado de transformações econômicas, tecnológicas, sociais e culturais que abrangem todo o planeta, fenômenos esses chamados genericamente de globalização. Este artigo investiga tais mudanças no âmbito da Psicologia, em particular no que se refere à formação de identidades contemporâneas. Inicialmente, são discutidas as principais correntes teóricas da Comunicação e a internet como mídia interativa, para então abordar aspectos psicológicos relativos à globalização nos caminhos da internet e como estes podem influenciar novas maneiras de construir relações sociais e atividades que criam novas visões de mundo.

Palavras-chave : Globalização; Mídia; Comunicação de massa; Internet; Identidade; Relações sociais; Sociedade em rede.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )