SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número4Efeitos da globalização e da sociedade em rede via Internet na formação de identidades contemporâneasA influência dos meios de comunicação social na problemática da escolha profissional: o que isso suscita à Psicologia no campo da orientação vocacional/profissional? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

ALESSIO, Renata Lira dos Santos. A representação social da violência na literatura de cordel sobre cangaço. Psicol. cienc. prof. [online]. 2004, vol.24, n.4, pp. 52-59. ISSN 1414-9893.

O cangaço é uma forma de banditismo social típica do Nordeste brasileiro, cujas histórias, veiculadas nos folhetos de cordel, transmitem representações acerca dos mais diversos objetos sociais, dentre eles a violência. O objetivo deste trabalho foi investigar a representação social da violência em cordéis sobre o cangaço. Foram pesquisados 12 (doze) folhetos, cuja análise, a partir do software ALCESTE, produziu quatro classes de palavras, agrupadas em dois eixos: o primeiro, ligado à narrativa jornalística do cangaço, e o segundo eixo, fortemente marcado por idéias que indicam um julgamento moral dos atores sociais envolvidos, forjando uma identidade social para nordestinos, sertanejos e cangaceiros.

Palavras-chave : Representações sociais; Violência; Cordel; Banditismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )