SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue4The influence of the social mass media on the professional options: what does it rouse to the professional/vocational orientations in Psychology?Transiting between sheets and bytes the expression of the printed and digital media in the cultures and the subjectivity production author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

CROMACK, Eliane Maria Polidoro da Costa. Identidade, cultura surda e produção de subjetividades e educação: atravessamentos e implicações sociais. Psicol. cienc. prof. [online]. 2004, vol.24, n.4, pp. 68-77. ISSN 1414-9893.

A questão da identidade é uma das mais caras para a Psicologia. Assim, o objetivo deste trabalho é investigar como a identidade se constitui na presença da surdez. Para tal, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, sendo feitas quatro entrevistas com pessoas surdas, enfocando o processo de construção de identidade. Os resultados apontaram a necessidade de os surdos desenvolverem ações afirmativas, consolidando uma comunidade e uma cultura singular. A contribuição deste estudo é mostrar como a condição funcional é importante para a constituição da identidade e também para a organização dos jogos políticos em que vivem os grupos surdos e ouvintes.

Keywords : Identidade; Surdez; Movimentos sociais; Cultura surda.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )