SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número4A influência dos meios de comunicação social na problemática da escolha profissional: o que isso suscita à Psicologia no campo da orientação vocacional/profissional?Transitando entre folhas e bytes a expressão da mídia impressa e da mídia digital na cultura e na produção de subjetividades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

CROMACK, Eliane Maria Polidoro da Costa. Identidade, cultura surda e produção de subjetividades e educação: atravessamentos e implicações sociais. Psicol. cienc. prof. [online]. 2004, vol.24, n.4, pp. 68-77. ISSN 1414-9893.

A questão da identidade é uma das mais caras para a Psicologia. Assim, o objetivo deste trabalho é investigar como a identidade se constitui na presença da surdez. Para tal, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, sendo feitas quatro entrevistas com pessoas surdas, enfocando o processo de construção de identidade. Os resultados apontaram a necessidade de os surdos desenvolverem ações afirmativas, consolidando uma comunidade e uma cultura singular. A contribuição deste estudo é mostrar como a condição funcional é importante para a constituição da identidade e também para a organização dos jogos políticos em que vivem os grupos surdos e ouvintes.

Palavras-chave : Identidade; Surdez; Movimentos sociais; Cultura surda.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )