SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue4Identity, deaf culture and the building of subjectivity and education: crossings and social implicationsPsychometrics parameters: an analysis of the psychological tests commercialized in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

WULFHORST, Cristina. Transitando entre folhas e bytes a expressão da mídia impressa e da mídia digital na cultura e na produção de subjetividades. Psicol. cienc. prof. [online]. 2004, vol.24, n.4, pp. 78-87. ISSN 1414-9893.

A comunicação pode ser entendida através de diversos dispositivos. Neste trabalho, optou-se pela escrita. Esta bifurca-se devido às transformações tecnológicas e culturais: a permanência dos meios de comunicação impressos juntamente à escrita digital. A partir disso, é possível analisar a sua coexistência como também a relação desses modos de comunicação com a cultura e os processos de subjetivação. Propõe-se pensar a mídia e os sistemas de comunicação inseparáveis da cultura a partir de um enfoque genealógico. Nesse sentido, percebe-se a processualidade dos agentes sociais de diferentes épocas. Para tanto, o trabalho tem a proposta da “tecelagem”, onde vários autores, como Marshall McLuhan, Pierre Lévy, Félix Guattari, Neil Postman, André Lemos e Celso Cândido contribuem com diferentes “fios”, propondo, portanto, um entendimento transdisciplinar da relação entre cultura, mídia e subjetividade.

Keywords : Psicologia Social; Cibercultura; Cultura; Comunicação Social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )