SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número4Transitando entre folhas e bytes a expressão da mídia impressa e da mídia digital na cultura e na produção de subjetividadesAlgumas reflexões sobre a arte e a formação do psicólogo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

NORONHA, Ana Paula Porto; PRIMI, Ricardo  e  ALCHIERI, João Carlos. Parâmetros psicométricos: uma análise de testes psicológicos comercializados no Brasil. Psicol. cienc. prof. [online]. 2004, vol.24, n.4, pp. 88-99. ISSN 1414-9893.

As técnicas utilizadas na avaliação psicológica têm provocado questionamentos nas comunidades científicas e profissionais brasileiras, tanto no que se refere à qualidade dos instrumentos, de maneira geral, ao uso que os psicólogos fazem dos instrumentos, bem como em relação à validade geral dos resultados da avaliação psicológica. O presente trabalho teve como objetivo identificar as principais informações psicométricas a respeito dos instrumentos psicológicos presentes em seus manuais, tais como editora, data de publicação, variável medida, padronização, validade e precisão. Foram consultados 146 instrumentos de avaliação comercializados no Brasil por onze editoras. Os resultados indicaram que somente 28,8% desses instrumentos relatam estudos de precisão, validade e padronização. Esses resultados sugerem que a Psicologia brasileira tem-se caracterizado por despender pouca atenção aos fundamentos científicos de sua prática profissional.

Palavras-chave : Instrumentos psicológicos; Avaliação psicológica; Validade; Precisão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )