SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número4Algumas reflexões sobre a arte e a formação do psicólogo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

DIMENSTEIN, Magda. A reorientação da atenção em saúde mental: sobre a qualidade e humanização da assistência. Psicol. cienc. prof. [online]. 2004, vol.24, n.4, pp. 112-117. ISSN 1414-9893.

Objetiva-se, neste trabalho, desenvolver uma reflexão em torno de algumas questões que se configuram como desafios importantes para gestores e profissionais ligados ao Sistema Único de Saúde - SUS. Diz respeito, também, à discussão sobre a qualidade e humanização das ações de saúde, dentre as quais se inserem aquelas do campo da saúde mental. Ambos os conceitos vêm ocupando um lugar de destaque no processo de reforma da assistência psiquiátrica em curso no Brasil e no discurso dos profissionais do campo, norteando os caminhos por onde deve trilhar a atenção em saúde mental. Trata-se de uma tentativa de abordagem da qualidade e humanização de uma perspectiva diversa daquelas que associam esses conceitos à lucratividade, desospitalização e assistencialismo, de articulá-los ao princípio da desinstitucionalização enquanto negação da lógica manicomial a que subjazem subjetividades e práticas e de instrumentalizá-las enquanto dispositivos éticos comprometidos com a invenção de novos modos de vida.

Palavras-chave : Humanização das práticas de saúde; Qualidade da assistência; Saúde mental; Reforma psiquiátrica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )