SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Violência doméstica: reflexões sobre o agir profissionalFreud, Lacan e o conto da ilha desconhecida: reflexões psicanalíticas acerca de um conto de Saramago índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

MELO, Marilene Barros de  e  BRANT, Luiz Carlos. Ato médico: perda da autoridade, poder e resistência. Psicol. cienc. prof. [online]. 2005, vol.25, n.1, pp. 14-29. ISSN 1414-9893.

Diante do Projeto de Lei nº 25/02, que teve a sua gênese a partir da Resolução nº 1627/01, do Conselho Federal de Medicina, e o objetivo de condicionar o acesso aos serviços de saúde à autorização do médico, procurou-se conhecer as percepções sobre a atividade médica. Nesse sentido, os autores desenvolveram um estudo qualitativo no campo da saúde do trabalhador, entrevistando 8 médicos do trabalho e 13 trabalhadores. A técnica análise de conteúdo demonstrou que a relação médico-paciente tem-se constituído pelas categorias: submissão, conflito e resistência. Esse tipo de relação reforça a concepção de indivíduo como um mero portador de um corpo biológico e o “ato médico” como uma conjunção de forças culturais, corporativistas e mercadológicas. Assim, esse Projeto de Lei parece constituir uma estratégia para enfrentar a crise atual da hegemonia médica, representando uma regressão aos modelos mecanicista e da mono-causalidade e um desconhecimento das importantes conquistas da Saúde Coletiva.

Palavras-chave : Interdisciplinariedade; Medicina; Saúde coletiva; Relação médico-paciente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )