SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue1Freud, Lacan and the tale of the unknown Island: psychoanalytical examinations on a tale of José SaramagoPsychoanalysis and science author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

MOREIRA, Fabiana Wanderley. Gramáticas discursivas da educação especial. Psicol. cienc. prof. [online]. 2005, vol.25, n.1, pp. 46-57. ISSN 1414-9893.

Nos anos 80, houve uma proliferação das idéias gramscianas no cenário psicopedagógico brasileiro. Influenciados por elas, os temas “exclusão”, “transformação social” e “cidadania” apareciam como células semânticas em torno das quais se elaborava e se sedimentava uma gramática discursiva constituída a partir de variáveis intimamente vinculadas: a político-ideológica e a pedagógica. Frente a esse panorama, a política de Educação do Estado de Pernambuco 1988-1991 propunha resgatar a cidadania como uma de suas metas básicas, estendendo os seus raios de ação e intervenção ao universo do portador de deficiência. Assim, com o intuito de apreender os elementos dinâmicos das políticas e práticas discursivas sobre a educação para portadores de deficiência no Brasil, realizamos uma pesquisa qualitativa, retraçando o sentido da intervenção no Estado de Pernambuco que tentava articular, pioneiramente, cidadania-trabalho-deficiência mental. Utilizamos, como eixo teórico, o conceito de episteme1 foucaultiano, respaldado pelo instrumental histórico-discursivo da linguagem.

Keywords : Cidadania-deficiência mental; Exclusão e educação especial.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )