SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Gramáticas discursivas da educação especial“Eu posso me ver como sendo dois, três ou mais”: algumas reflexões sobre a subjetividade contemporânea índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

PRUDENTE, Regina Coeli Aguiar Castelo  e  RIBEIRO, Maria Anita Carneiro. Psicanálise e ciência. Psicol. cienc. prof. [online]. 2005, vol.25, n.1, pp. 58-69. ISSN 1414-9893.

Embora Freud tenha sido um cientista, formado no espírito científico de sua época, as relações da psicanálise com a ciência nunca foram fáceis. Desde o “Projeto”, de 1895, até seus últimos textos, Freud nunca abandonou seu propósito de fazer com que a psicanálise fosse reconhecida como ciência. Jacques Lacan, a partir de sua teoria dos discursos, afirma que a psicanálise é um novo campo do saber que mantém conexões com o campo de saber da ciência, mas com ele se confunde. O sujeito da psicanálise é o mesmo sujeito da ciência - o sujeito do desejo - mas Freud subverte o cogito cartesiano ao descobrir o inconsciente.

Palavras-chave : Ciência; Saber.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )