SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Psicanálise e ciênciaReligiosidade e problemas com o álcool: um estudo de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

ROMAO-DIAS, Daniela  e  NICOLACI-DA-COSTA, Ana Maria. “Eu posso me ver como sendo dois, três ou mais”: algumas reflexões sobre a subjetividade contemporânea. Psicol. cienc. prof. [online]. 2005, vol.25, n.1, pp. 70-87. ISSN 1414-9893.

O presente artigo tem como objetivo fazer algumas reflexões sobre as conseqüências subjetivas das transformações - sociais, econômicas, políticas, tecnológicas, etc. - que o mundo vem sofrendo nas últimas décadas. Para tanto, inicialmente, são discutidos os modelos propostos por Fredric Jameson e Sherry Turkle para descrever a subjetividade contemporânea. A seguir, é apresentada uma pesquisa realizada com usuários brasileiros da internet, que é considerada uma das condições de possibilidade da realidade de nossos dias. Dos resultados, emergem dois grupos de usuários com características bastante diferentes. Tais características são analisadas à luz das concepções teóricas de Jameson e Turkle.

Palavras-chave : Internet; Subjetividade; Multiplicidade; Fragmentação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )