SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue1“I can see myself as being two or three or more”: a few reflections on contemporary subjectivityThe origins of the Rorschach and its foundations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

XAVIER, Marlon. Religiosidade e problemas com o álcool: um estudo de caso. Psicol. cienc. prof. [online]. 2005, vol.25, n.1, pp. 88-99. ISSN 1414-9893.

Este estudo buscou analisar a relação entre os fatores problemas com o álcool e religiosidade. Para tanto, foi utilizado um estudo de caso único, composto por narrativas biográficas e sonhos do sujeito, um homem de mais de 50 anos. A partir desse material, buscou-se verificar como os fatores se manifestavam consciente e inconscientemente, seguindo a teoria e a metodologia de interpretação de C. G. Jung. Conscientemente, a religiosidade manifestou-se através da crença no espiritismo e no que Jung chama de religio; inconscientemente, através de uma religiosidade que chamamos de dionisíaca. O estudo demonstra que as diferentes formas de religiosidade manifestas pelo sujeito apresentaram relações complexas com os problemas com o álcool - desde incitação ao beber e acirramento dos problemas relacionados até possibilidades de resolução dos problemas. As relações do sujeito com os valores coletivos que incentivam o consumo de álcool também foram objeto de estudo. Conclui-se que a religiosidade, de maneira geral, contribuiu para uma relativização na percepção desses valores, fortalecendo uma compreensão mais individual do problema com o álcool. O estudo propõe, ainda, maior atenção ao fator religiosidade na pesquisa sobre álcool.

Keywords : Alcoolismo; Religiosidade; Psicologia analítica; Estudo de caso.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )