SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Representações sociais da velhice entre idosos que participam de grupos de convivênciaReflexões acerca da implantação e funcionamento de um plantão de emergência em saúde mental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: ciência e profissão

versión impresa ISSN 1414-9893

Resumen

NERY, Maria da Penha  y  CONCEICAO, Maria Inês Gandolfo. Sociodrama e política de cotas para negros: um método de intervenção psicológica em temas sociais. Psicol. cienc. prof. [online]. 2005, vol.25, n.1, pp. 132-145. ISSN 1414-9893.

O artigo propõe o sociodrama como método sociátrico para a atuação do psicólogo frente a temas polêmicos, dentre eles, a política de cotas para negros nas universidades. Inicia-se com uma reflexão sobre algumas produções científico-culturais que instrumentam cientistas sociais para a transformação social. Partindo do pressuposto que a mudança social, promovida por métodos culturais e psicoterapêuticos, tem, em sua base, o fenômeno da catarse, o texto aborda a evolução desse conceito: dos rituais, passa-se pelo teatro grego, pela Psicanálise, até o sociodrama, que cria a noção de catarse de integração. Exemplifica-se com um sociodrama do sistema de cotas para negros na Universidade de Brasília, realizado com estudantes de Psicologia. O evento mobilizou a criação conjunta favorecedora do processo de inclusão social e desvelou o papel político do psicólogo na sociedade.

Palabras clave : Sociodrama; Sociatria; Política de cotas para negros nas universidades.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )