SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue2Hiperactivity: nature or disease? understanding ADHD in a Gestalt perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

ALMEIDA, Nemésio Dario Vieira de; LIMA, Ana Karina B. de; ALBUQUERQUE, Consuelo M.  and  ANTUNES, Luciana. As relações de gênero e as percepções dos/das motoristas no âmbito do sistema de trânsito. Psicol. cienc. prof. [online]. 2005, vol.25, n.2, pp. 172-185. ISSN 1414-9893.

Este artigo teve o propósito de estudar não só as relações de gênero no âmbito do sistema de trânsito, pesquisando como a mulher motorista e o homem motorista percebem e compreendem a si mesmo e ao outro sexo, bem como o de investigar as representações sociais existentes. Participaram da pesquisa 84 motoristas, com faixa etária de 18 a 60 anos de idade, sendo 42 do sexo feminino e 42 do sexo masculino. A coleta dos dados foi realizada através de contatos com homens e mulheres em universidades, locais de trabalho e em domicílio, na cidade do Recife, por meio de uma entrevista com duas perguntas e um questionário constituído por quatro questões abertas que, posteriormente, foram reunidas e organizadas segundo os dados obtidos. Inicialmente, foram levantadas e registradas todas as respostas obtidas para cada questão, sendo que cada uma constituiu uma temática de análise. A seguir, foi realizada uma nova leitura do material. Buscava-se aquilo que era essencial em cada resposta. Verificou-se a natureza das categorias emergentes e sua freqüência em cada tema. Cabe salientar que uma resposta possuía mais de uma categoria, por isso, o número de respostas não corresponde ao número de sujeitos. Concluímos que: (a) os papéis culturais influíram na percepção que o/a motorista possui de si mesma/o e a respeito da pessoa do outro sexo; (b) observou-se, também, diferença marcante de gênero na maneira como as pessoas encaram as relações no trânsito.

Keywords : Gênero; Representação social; Trânsito.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )