SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2As relações de gênero e as percepções dos/das motoristas no âmbito do sistema de trânsitoServiço substitutivo e hospital psiquiátrico: convivência e luta índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

ANTONY, Sheila  e  RIBEIRO, Jorge Ponciano. Hiperatividade: doença ou essência um enfoque da gestalt-terapia. Psicol. cienc. prof. [online]. 2005, vol.25, n.2, pp. 186-197. ISSN 1414-9893.

Este trabalho discute a hiperatividade considerando a metáfora do corpo da criança e o seu funcionamento psicológico, de forma a esclarecer se a sua expressão constitui doença ou um modo próprio de ser. O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) tem sido extensivamente investigado em pesquisas que visam aprimorar os critérios diagnósticos e conhecer sua etiologia. Poucos estudos são orientados para elucidar a dimensão psíquica da criança hiperativa. A Gestalt-Terapia é uma abordagem fenomenológico-existencial assentada em teorias holísticas que reconhecem a multidimensionalidade do humano, enfocando a relação (o contato) como ontológica à existência humana.

Palavras-chave : TDAH; Hiperatividade; Gestalt.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )