SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Hiperatividade: doença ou essência um enfoque da gestalt-terapiaPsicodiagnóstico e psicoterapia dimensões e paradoxos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

PRAZERES, Paulo Sergio dos  e  MIRANDA, Paulo Sergio Carneiro. Serviço substitutivo e hospital psiquiátrico: convivência e luta. Psicol. cienc. prof. [online]. 2005, vol.25, n.2, pp. 198-211. ISSN 1414-9893.

Este artigo é um breve relato da dissertação realizada como uma das exigências para a obtenção do título de Mestre em Saúde Pública na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Nela, procurou-se analisar os impasses na reforma psiquiátrica brasileira. A partir da constatação de seus avanços na oferta de serviços e na legislação bem como das dificuldades encontradas pela reforma psiquiátrica para superar o hospital, a dissertação, através de cinco hipóteses, estudou a relação entre esses dois dispositivos de tratamento. Este artigo trata da quinta hipótese, que supõe uma convivência pacífica entre os dois serviços no futuro. A pesquisa demonstrou que isso não acontece, e que a resolução dos impasses citados passa pelo avanço da reforma, por decisões políticas e pelas definições construídas com a participação dos usuários e seus familiares.

Palavras-chave : Reforma psiquiátrica; Luta; Convivência; Política.

        · resumo em Português     · texto em Português     · Português ( pdf )