SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue2Psychosocial clinical approach and religious care in psychological suffering in the context of the brazilian psychiatric reformAttendance to mental health service in a public university author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

ARAUJO, Maria Antonieta Nascimento. A estruturação da linguagem e a formação de conceitos na qualificação de surdos para o trabalho. Psicol. cienc. prof. [online]. 2005, vol.25, n.2, pp. 240-251. ISSN 1414-9893.

O estudo a seguir trata do processo de qualificação de pessoas surdas para o trabalho , o qual tem-se intensificado a partir do movimento de inclusão; o foco da análise recai, no entanto, sobre questões relevantes do desenvolvimento da linguagem tendo em vista a ausência da audição e a repercussão desse fato no desenvolvimento dos processos mentais e de formação de conceitos.O objetivo é contribuir com conhecimentos do campo da Psicologia para a prática de profissionais atuantes na área de recursos humanos no desenvolvimento de competências de pessoas surdas, visando ao seu ingresso no mercado de trabalho.

Keywords : Surdez; Qualificação de surdos; Linguagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )