SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue2Psychology and acupuncture: the first approachesContribution for hermeneutic in the school psychology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

SILVA, João Rodrigo Oliveira e  and  ALBERTINI, Paulo. Notas sobre a noção de caráter em Reich. Psicol. cienc. prof. [online]. 2005, vol.25, n.2, pp. 286-303. ISSN 1414-9893.

Este estudo visa ampliar o conhecimento a respeito da fundamentação teórica das proposições do analista austríaco Wilhelm Reich. Investiga-se a noção de caráter presente em trabalhos reichianos da década de 1920 e início dos anos 1930. Foi sobretudo nessa época que o autor, então engajado no movimento psicanalítico, desenvolveu a conceituação de caráter e organizou a sua primeira técnica terapêutica, a análise do caráter. Em termos mais específicos, esta pesquisa busca: a) mostrar a vinculação entre as idéias reichianas de caráter com determinadas orientações presentes em escritos freudianos; b) contribuir para o esclarecimento da noção de caráter contida em textos reichianos publicados originalmente no período de 1922 a 1933. Dentre os pontos levantados nas abordagens de Freud e Reich, pode-se destacar a importância de se investigar o caráter como fonte de resistência. Já particularmente no domínio reichiano, merece relevo a aproximação efetuada pelo autor entre caráter e forma do comportamento.

Keywords : Reich; Caráter; Resistência; Forma do comportamento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )