SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Notas sobre a noção de caráter em ReichO lugar do corpo e da subjetividade do portador de epilepsia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

GUARDIA, Elbio Nelson Cardoso. Aporte para uma hermenêutica em psicologia escolar. Psicol. cienc. prof. [online]. 2005, vol.25, n.2, pp. 304-319. ISSN 1414-9893.

Este artigo busca colocar em pauta para debate o valor metodológico que pode ter a hermenêutica, enquanto instrumento epistemológico, quando aplicada à área de Psicologia escolar e a utilidade da técnica de observação participante no contexto de uma metodologia qualitativa de pesquisa, realizada na escola pública. Para a análise das informações contidas no diário de campo e nas entrevistas, utilizamos a análise de conteúdo para lograr uma leitura que venha a realçar o aspecto multidimensional das dificuldades de aprendizagem, as características da comunicação e dos comportamentos dos alunos, professoras, psicólogas e do próprio pesquisador. Na fase de interpretação das categorias, procura-se captar o sentido da experiência do encontro com o outro e a atuação do psicólogo no campo da saúde coletiva, utilizando como base a compreensão existencial.

Palavras-chave : Psicologia escolar; Acompanhamento in situ; Empatia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )