SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue3Old age and family: clinical reflectionsSkinner: on science and human behavior author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

BASTOS, Antonio Virgílio Bittencourt; MORAIS, José Henrique Miranda de; SANTOS, Mariana Viana  and  FARIA, Ivan. A imagem da psicologia organizacional e do trabalho entre estudantes de psicologia: o impacto de uma experiência acadêmica. Psicol. cienc. prof. [online]. 2005, vol.25, n.3, pp. 352-369. ISSN 1414-9893.

Embora a Psicologia organizacional e do trabalho seja a segunda área de escolha de exercício profissional, os cursos de Psicologia, na sua maioria, ainda não a contemplam em toda a sua complexidade e dinâmica de transformação. Com isso, fortalecem-se esquemas cognitivos que representam esse campo de atuação profissional de forma limitada. O objetivo deste estudo foi o de caracterizar a imagem da Psicologia organizacional entre os estudantes de Psicologia e avaliar o impacto de uma experiência acadêmica sobre a mesma. A amostra consistiu de 150 alunos da única disciplina obrigatória do currículo relacionada à área, que responderam a um questionário aberto na primeira e na última semana do curso, no qual se pedia que escrevessem, espontaneamente, os conceitos e idéias que a área lhes evocava. Os resultados revelam alterações significativas na imagem, no início e no final do curso. Além de uma visão ampliada, os conteúdos evocados se tornaram mais positivos ao final do curso. Esses resultados apontam mudanças nos esquemas cognitivos dos estudantes, congruentes com as características e a filosofia que estruturavam a disciplina.

Keywords : Imagem da Psicologia; Psicologia organizacional; Mapas cognitivos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )