SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Skinner: sobre ciência e comportamento humanoSobre o pai da criança atendida na escola e sua função índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

SA, Adriana Karla Jeronimo Marques de; LIMA, Alexsandra Elenir Nunes; SANTOS, Íris Maria da Silva Marques dos  e  CLEMENTE, Lídio. Psicol. cienc. prof. [online]. 2005, vol.25, n.3, pp. 384-397. ISSN 1414-9893.

Identifica-se, como objeto deste estudo, a descrição do perfil do psicólogo hospitalar da cidade de Recife, enfatizando a sua formação e atuação, partindo da premissa que a formação acadêmica não oferece os subsídios necessários para a prática. Elaborou-se, para tanto, um questionário com questões fechadas, aplicado a 51 profissionais que trabalhavam em hospitais. Os resultados indicaram que a formação acadêmica não foi considerada suficiente para a atuação em hospital. Verificou-se, ainda, uma escassez de pesquisas e, em conseqüência, de publicações, o que deve refletir a própria formação, que não leva o aluno a articular profissão com pesquisa.

Palavras-chave : Psicólogo hospitalar; Formação; Atuação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )