SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número4(Des)Reterritorializando o espaço-tempo da loucura: uma genealogia espacialA violência sexual em nossos dias: questões para a psicanálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

LOUREIRO, Ana Carla Amorim Moura  e  QUEIROZ, Sávio Silveira de. A concepção de violência segundo atores do cotidiano de uma escola particular: uma análise psicológica. Psicol. cienc. prof. [online]. 2005, vol.25, n.4, pp. 546-557. ISSN 1414-9893.

O objetivo desta pesquisa foi verificar as concepções de violência escolar da equipe pedagógica, dos auxiliares de disciplina e de um grupo de estudantes de uma escola particular na Grande Vitória e analisar como lidam com a violência nesse espaço. A maioria dos entrevistados vê a violência na escola sob dois aspectos: o físico e o verbal. As causas da violência na escola foram relacionadas primeiramente à família desestruturada e ao ambiente em que o aluno ou a escola está inserido, o que indica uma visão pouco crítica das dinâmicas tecidas dentro da escola.

Palavras-chave : Violência na escola; Escola particular; Autonomia moral.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )