SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número4Necessidades de saúde psicológica em crianças com deficiência mentalComprovando a hipótese do compromisso convencional: influência dos pares socionormativos sobre as condutas desviantes em jovens índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

SOARES, Teresa Cristina. "A vida é mais forte do que as teorias" o psicólogo nos serviços de atenção primária à saúde. Psicol. cienc. prof. [online]. 2005, vol.25, n.4, pp. 590-601. ISSN 1414-9893.

O artigo traz uma reflexão acerca do papel e da função do psicólogo nos serviços de atenção primária à saúde a partir da apresentação de relatos da bibliografia sobre a atuação desse profissional em unidades básicas de saúde (UBS) e no Programa de Saúde da Família (PSF). Mostra exemplos concretos de atuação a partir de vários referenciais teóricos da Psicologia. Discorre sobre a formação do psicólogo, ainda eminentemente clínica e de caráter elitista, com pouco enfoque nas questões de saúde pública do País e na necessidade de se repensar o ensino em função das demandas e necessidades da população.

Palavras-chave : Psicólogo; Saúde pública; Ensino.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )