SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número4"A vida é mais forte do que as teorias" o psicólogo nos serviços de atenção primária à saúdeTrabalhadores em saúde mental: relações entre práticas profissionais e bem-estar físico e psicológico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

FORMIGA, Nilton Soares. Comprovando a hipótese do compromisso convencional: influência dos pares socionormativos sobre as condutas desviantes em jovens. Psicol. cienc. prof. [online]. 2005, vol.25, n.4, pp. 602-613. ISSN 1414-9893.

As explicações sobre as condutas dos adolescentes têm sido relacionadas às diferenças individuais e psicossociais, porém, o foco na dinâmica funcional e estrutural da família vem pretendendo explicar esse fenômeno com maior consistência. Neste trabalho, procura-se avaliar a relação entre identidade com os pares socionormativos (pai, mãe e professores) e as condutas anti-sociais e delitivas. 901 jovens das cidades de João Pessoa e Palmas, entre 15 e 21 anos, de ambos os sexos, responderam a escala de condutas anti-sociais e delitivas e da identidade com pares socio-normativos (pai, mãe e professores).Foi encontrada uma correlação direta entre identidade com o pai, mãe e professor; por sua vez, esses pares relacionaram-se negativamente com ambas as condutas. A identificação com o pai, mãe e professores, além de contribuir para formação social e normativa dos jovens, contribuirá para o contínuo escola-família em direção a um fator de proteção juvenil.

Palavras-chave : Compromisso convencional; Pares; Condutas anti-sociais e delitivas; Jovens.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )