SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue4Proving the hypotesis of the convencional commitment: influence of the social-normative peers on the deviant conduct among youngstersMental health workshops: report of an experience in hospital admission author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

RABELO, Ionara Vieira Moura  and  TORRES, Ana Raquel Rosas. Trabalhadores em saúde mental: relações entre práticas profissionais e bem-estar físico e psicológico. Psicol. cienc. prof. [online]. 2005, vol.25, n.4, pp. 614-625. ISSN 1414-9893.

Este estudo investiga o impacto da reforma psiquiátrica no bem-estar físico e psicológico dos trabalhadores de saúde mental. Participaram 201 trabalhadores em saúde mental de hospitais psiquiátricos e serviços substitutivos de Goiânia. Foram analisadas as correlações entre adesão ao modelo teórico de atenção em saúde mental (biológico versus psicossocial), satisfação com atividades desempenhadas, local de trabalho, tempo de serviço e carga horária trabalhada com o bem-estar físico e psicológico dos trabalhadores. Constatou-se que os trabalhadores que mais aderem ao paradigma biológico e estão mais satisfeitos com as atividades desempenhadas são os que apresentam os níveis mais altos de bem-estar físico e psicológico. Esses resultados são discutidos enfatizando-se a importância desse tipo de análise para a consolidação da reforma psiquiátrica no Brasil.

Keywords : Reforma psiquiátrica; Saúde e trabalho; Saúde menta.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )