SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número4As oficinas na saúde mental: relato de uma experiência na internação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

ROSATO, Cássia Maria. "A psicologia no Provita: trajetórias da subjetividade e cidadania". Psicol. cienc. prof. [online]. 2005, vol.25, n.4, pp. 636-655. ISSN 1414-9893.

Este artigo versa sobre o lugar da Psicologia no Programa de Proteção a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas - PROVITA - numa perspectiva de território e espacialidade. Esse tema possui um caráter altamente dinâmico e cotidianamente atravessado por outras questões. Nesse sentido, torna-se também premente uma Psicologia atenta aos temas centrais que atualmente estão postos, como a cultura da violência e os rebatimentos dessas práticas na subjetividade contemporânea. Este artigo busca, ainda, trazer a heterogeneidade dos processos que atravessam o cotidiano do Programa com o objetivo de demonstrar a necessidade de uma Psicologia transversal e que estabeleça interlocução junto a outras áreas do conhecimento. Nos dias de hoje, uma prática profissional isolada não dá conta de responder questões acerca da complexa subjetividade humana, sendo imprescindível a participação de outros olhares na compreensão do ser humano.

Palavras-chave : Testemunho; Trabalho em equipe; Subjetividade e violência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )