SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Doença dos nervos: sentidos e representaçõesInteligência emocional: validade convergente e discriminante do MSCEIT com a BPR-5 e o 16PF índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: ciência e profissão

versión impresa ISSN 1414-9893

Resumen

REGO, Fabiana Lins Browne  y  CARVALHO, Glória Maria Monteiro de. Aquisição de linguagem: uma contribuição para o debate sobre autismo e subjetividade. Psicol. cienc. prof. [online]. 2006, vol.26, n.1, pp. 12-25. ISSN 1414-9893.

O objetivo deste trabalho consistiu numa tentativa de relacionar a linguagem de uma criança, numa fase inicial de sua trajetória lingüística, com a verbalização de um adolescente portador de autismo. A partir dessa tentativa, procurou-se levantar questões sobre o polêmico debate que envolve autismo e subjetividade, assumindo a hipótese de que o autista ocupa uma posição subjetiva diante da língua. Nessa perspectiva, pôde-se propor que, embora as produções do autista se constituíssem como blocos ecolálicos, em certos momentos, parecia haver quebras e recombinações desses blocos, assemelhando-se, de algum modo, ao movimento que ocorria na fala da criança considerada "normal". Tais quebras e recombinações poderiam indicar que, em algum instante, o autista teria sido afetado pelo funcionamento da língua e que não estaria, portanto, num limbo fora da linguagem, ou seja, num mundo não-humano.

Palabras clave : Autismo; Subjetividade; Aquisição da linguagem.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )