SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Aquisição de linguagem: uma contribuição para o debate sobre autismo e subjetividadeReflexões éticas em pesquisas com populações indígenas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: ciência e profissão

versión impresa ISSN 1414-9893

Resumen

PRIMI, Ricardo; BUENO, José Maurício Haas  y  MUNIZ, Monalisa. Inteligência emocional: validade convergente e discriminante do MSCEIT com a BPR-5 e o 16PF. Psicol. cienc. prof. [online]. 2006, vol.26, n.1, pp. 26-45. ISSN 1414-9893.

A preocupação com a delimitação do construto inteligência emocional foi a principal razão da realização deste trabalho, cujo objetivo foi investigar a validade convergente-discriminante de uma medida de inteligência emocional (MSCEIT), com medidas de personalidade (16PF) e inteligência (BPR-5). A coleta de dados envolveu 107 sujeitos de ambos os sexos, com idades de 17 a 60 anos (M=29,8; DP=9,9), funcionários de empresas de diversos segmentos do interior do Estado de São Paulo. Uma análise fatorial exploratória possibilitou a extração de seis fatores ortogonais (rotação varimax) que foram interpretados como relacionados à inteligência, ao neuroticismo, à área estratégica da inteligência emocional, à extroversão, à área experiencial da inteligência emocional e a uma tendência ativo-agressiva. A análise dos dados permitiu concluir que as medidas de inteligência emocional se apresentaram como um construto distinto das medidas tradicionais de inteligência e personalidade, que se referem à capacidade específica de processamento cognitivo com informações emocionais engastadas.

Palabras clave : Avaliação da inteligência; Propriedades psicométricas; Análise fatorial; Emoção; Cognição; Testes psicológicos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )