SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue1Emotional intelligence: convergent and discriminant validity of the MSCEIT with BPR-5 and 16PFThe Freudian criticism against biological reducionism author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

SILVA, Maíra Pedroso Corrêa da  and  GRUBITS, Sonia. Reflexões éticas em pesquisas com populações indígenas. Psicol. cienc. prof. [online]. 2006, vol.26, n.1, pp. 46-57. ISSN 1414-9893.

O presente trabalho apresenta um conjunto de reflexões acerca das questões éticas que envolvem a pesquisa com povos indígenas no âmbito da Psicologia social. Partindo da questão "para que e para quem determinado saber é produzido?" iniciamos nossa reflexão, inserindo-a numa discussão ética e política que acreditamos ser fundamental para toda pesquisa. Partilhando das discussões de Guareschi (2003), baseamo-nos numa concepção de ética enquanto instância crítica, o que significa considerá-la uma busca incessante por transformação, o que também quer dizer que ela precisa ser propositiva e, por fim, que a ética só pode se referir às relações, sendo, ela mesma, sempre uma relação. A partir desses três pontos, realizamos uma reflexão acerca das pesquisas com grupos indígenas, acreditando que posicionar-se dentro de determinados valores é fundamental para que não se continue repetindo os abusos que têm sido cometidos ao longo da História em relação a essa população.

Keywords : Ética; Populações indígenas; Psicologia social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )