SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Repercussões psicossociais da depressão no contexto da AidsSentimentos predominantes após o término de um relacionamento amoroso: Predominant feelings after the end of a love relationship índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

VARELA, Ana Paula Gramacho. Você tem fome de quê?. Psicol. cienc. prof. [online]. 2006, vol.26, n.1, pp. 82-93. ISSN 1414-9893.

Este estudo objetivou pensar a obesidade à luz da teoria psicanalítica, focalizando-a como uma epidemia atual em ascendência, apesar de carregar uma antiga história. O conceito psicanalítico de pulsão, utilizado por Sigmund Freud, propiciou uma articulação teórica a partir de uma questão específica: "você tem fome de quê?", o que possibilitou um entendimento que vai além do corpo orgânico, entrando em cena o corpo pulsional. Considerando-se a abrangência em torno do conceito de pulsão, o presente estudo expressou apenas uma possibilidade de entender a obesidade, deixando em aberto questões para futuros estudos.

Palavras-chave : Psicanálise; Obesidade; Pulsão; Freud.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )