SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Você tem fome de quê?Os aprendizes das ruas e a tríade educação, trabalho e cidadania índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

MARCONDES, Mariana Valença; TRIERWEILER, Michele  e  CRUZ, Roberto Moraes. Sentimentos predominantes após o término de um relacionamento amoroso: Predominant feelings after the end of a love relationship. Psicol. cienc. prof. [online]. 2006, vol.26, n.1, pp. 94-105. ISSN 1414-9893.

O objetivo deste trabalho foi investigar os sentimentos que predominam após o término de relacionamentos amorosos e as diferenças de intensidade quanto ao gênero, iniciativa de término e duração do relacionamento. Participaram da pesquisa 68 sujeitos, com idades entre 17 e 44 anos, sendo 37 homens e 31 mulheres. Foi construída uma escala de atitudes baseada no modelo Likert, contendo 37 afirmativas referentes a sentimentos negativos e positivos, e estabeleceu-se uma equivalência entre as expressões da escala e a atribuição de valor. Houve diferença na média das pontuações dos sentimentos negativos: no tempo de duração da relação, no tempo de término do relacionamento e na relação afetiva após término da relação. De um modo geral, a separação provoca abalo emotivo tanto em homens como em mulheres, nas diferentes situações.

Palavras-chave : Relacionamento amoroso; Medidas psicológicas; Escala de atitude.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )