SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1O psicólogo na atenção primária à saúde: contribuições, desafios e redirecionamentosTrabalho e transtornos mentais graves: breve histórico e questões contemporâneas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

CAVALCANTI, Denise Fernanda de Lima. A experiência num campo desconhecido: a instituição policial entendida por uma estudante de psicologia. Psicol. cienc. prof. [online]. 2006, vol.26, n.1, pp. 144-153. ISSN 1414-9893.

O presente artigo pretende demonstrar minha experiência de estágio na disciplina de Psicologia do trabalho, realizado no ano de 2004, numa instituição policial de São Bernardo do Campo. O artigo é uma reflexão sobre a equipe de policiais que acompanhei a partir das observações e de uma análise crítica a respeito dos processos psicológicos nela envolvidos, que foi refletida junto à instituição e aos policiais. O estágio foi baseado na questão da saúde mental do trabalhador, procurando demonstrar os novos olhares da Psicologia sobre essa instituição e o amplo campo de atuação do psicólogo.

Palavras-chave : Condição e organização do trabalho na polícia civil; Psicologia do trabalho e saúde mental do trabalhador.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )