SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue2Memory of a time with cancer children: reflections about the process of learning to face diseaseSocial practices with children and adolescents: the impact of the guardian council author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

MILLAN, Marília Pereira Bueno. Reality shows: uma abordagem psicossocial. Psicol. cienc. prof. [online]. 2006, vol.26, n.2, pp. 190-197. ISSN 1414-9893.

Desde os primórdios da civilização, o ser humano mostra necessidade de representar cenicamente seus dramas pessoais e vicissitudes existenciais. O "reality show" é uma das versões pós-modernas da encenação da vida humana. Este artigo, por meio de uma pesquisa bibliográfica, analisa criticamente as relações existentes entre o "reality show" e aspectos psicossociais do comportamento humano. Conclui-se que tais programas televisivos são o retrato da contemporaneidade, ou seja, revelam a morte do sujeito, a fugacidade das experiências vividas, a desvalorização da história e o culto à imagem e à superficialidade. Por meio da sedução do espectador, mobilizam-se aspectos primitivos de seu psiquismo, fazendo com que ele se sinta narcisicamente poderoso e onipotente e se acredite dono do destino dos participantes do programa. Sugerem-se novos estudos que contribuam para a reflexão crítica e maior conscientização.

Keywords : Reality shows; Televisão; Pós-modernidade; Espectador; Imagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )