SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2Reality shows: uma abordagem psicossocialA emergência do acompanhamento terapêutico e as políticas de saúde mental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

FRIZZO, Katia Regina  e  SARRIERA, Jorge Castellá. Práticas sociais com crianças e adolescentes: o impacto dos conselhos tutelares. Psicol. cienc. prof. [online]. 2006, vol.26, n.2, pp. 198-209. ISSN 1414-9893.

As práticas sociais constituem um importante campo de reflexão e pesquisa dentro da Psicologia comunitária latino-americana. As práticas sociais com crianças e adolescentes envolvem principalmente as famílias e as instituições educativas, de saúde e outras. O presente artigo apresenta uma pesquisa realizada com a finalidade de verificar o impacto produzido pela ação do Conselho Tutelar no Município sobre as práticas familiares e institucionais com crianças e adolescentes. Foi realizado um levantamento das estatísticas de atendimento de 2000 a 2003 (quatro anos) do Conselho Tutelar de um Município do meio-oeste do Estado de Santa Catarina. Também foram realizadas algumas entrevistas com profissionais de diferentes setores de atividade que interagem freqüentemente com o Conselho para verificar suas opiniões sobre o mesmo. Os resultados indicaram um impacto maior nas práticas sociais familiares e nas práticas sociais institucionais de saúde. O impacto sobre as práticas institucionais educacionais e de trabalho não é relevante.

Palavras-chave : Práticas sociais; Conselho tutelar; Comunidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )