SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2Práticas sociais com crianças e adolescentes: o impacto dos conselhos tutelaresNúcleos de significação como instrumento para a apreensão da constituição dos sentidos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

SILVA, Alex Sandro Tavares da  e  SILVA, Rosane Neves da. A emergência do acompanhamento terapêutico e as políticas de saúde mental. Psicol. cienc. prof. [online]. 2006, vol.26, n.2, pp. 210-221. ISSN 1414-9893.

Este trabalho visa analisar o processo de emergência do acompanhamento terapêutico (AT). Pretende-se, desse modo, fazer uma viagem crítica pelo mundo das ciências da saúde, tendo como campo de problematização as atividades do AT a partir da segunda metade do século XX. Tradicionalmente, essa prática é pensada em uma "perspectiva integrativa", baseada na idéia de uma "adaptação unidirecional" do paciente. Entendemos, no entanto, que a experiência de conviver com os inusitados encontros que ocorrem nas intervenções do AT produz efeitos que extrapolam as "metas adaptativas", os "protocolos institucionalizantes" e apontam uma dimensão clínica, política e artística da experimentação das relações de força e dos processos de subjetivação aí implicados.

Palavras-chave : Clínica; Acompanhamento terapêutico; Processos de subjetivação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )