SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue2The meaning core as an instrument for the understanding of the sense constitutionUnemployment and youth: young in their search for the first job author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

FRANCA, Ana Carol Pontes de  and  VIANA, Bartyra Amorim. Interface psicologia e programa saúde da família - PSF: reflexões teóricas. Psicol. cienc. prof. [online]. 2006, vol.26, n.2, pp. 246-257. ISSN 1414-9893.

Tomando como referência o atual modelo de reorganização da saúde pública brasileiro, o presente trabalho visa a contribuir teoricamente para as possibilidades de atuação do profissional de Psicologia junto ao Programa Saúde da Família, tendo em vista a escassez bibliográfica acerca da referida temática devido ao fato de que, atualmente, poucos são os psicólogos que se encontram realizando atividades junto à atenção básica à saúde, preconizada no referido programa. Nessa perspectiva, torna-se importante observar os aspectos contextuais e de humanização no atendimento bem como o incentivo à autonomia dos usuários do serviço, vislumbrando a multidimensionalidade das ações. É dado especial destaque às ações que focalizam a prevenção e promoção da saúde, viabilizando melhor qualidade de vida para a comunidade atendida, tornando-se esta uma proposta de inserção do referido profissional em PSF.

Keywords : Programa Saúde da Família; Psicologia da saúde; Qualidade de vida; Atenção básica à saúde; Prevenção e promoção em saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )