SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2Desemprego e juventude: jovens em busca do primeiro empregoInserção tecnológica no trabalho: etnografia das significações profissionais de bombeiros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

SCOPEL, Evânea; ANDRADE, Alexandro  e  LEVANDOWSKI, Daniela Centenaro. Avaliação das características de personalidade de goleiros profissionais e amadores. Psicol. cienc. prof. [online]. 2006, vol.26, n.2, pp. 270-279. ISSN 1414-9893.

O presente estudo teve como objetivo identificar as características de personalidade de goleiros profissionais e amadores do futebol de campo, investigando as atitudes e funções psíquicas mais utilizadas e avaliando diferenças e semelhanças entre os grupos. O instrumento utilizado foi o questionário de avaliação tipológica, de Zacharias(1994), baseado na teoria junguiana. A amostra foi composta de 28 goleiros (14 profissionais e 14 amadores). Verificou-se, em ambos os grupos, que a atitude predominante foi a extroversão, e a função psíquica dominante foi a sensação. Atletas que utilizam essa atitude gostam de variedade e ação durante as atividades, e são impacientes com treinos longos e lentos, além de serem pessoas mais práticas que teóricas. Predominaram os tipos psicológicos sensação introvertida com pensamento e sensação extrovertida com pensamento. Os resultados obtidos levaram a pensar na existência de certas características de personalidade comuns a esses atletas, uma vez que se encontraram similaridades nas características de personalidade entre goleiros profissionais e amadores.

Palavras-chave : Psicologia do esporte; Características de personalidade; Goleiros; Teoria junguiana.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )