SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue2Evaluation of the personality characteristics of professional and amateur goalkeepersPsychological practices and semantic dimensions of mental health problems author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

TOASSI, Andresa Jaqueline; STOLF, Michele Caroline  and  OLIVEIRA, Micheline Ramos de. Inserção tecnológica no trabalho: etnografia das significações profissionais de bombeiros. Psicol. cienc. prof. [online]. 2006, vol.26, n.2, pp. 280-293. ISSN 1414-9893.

Nas últimas décadas, as transformações paradigmáticas decorrentes principalmente da inserção tecnológica em vários âmbitos, incluindo as trabalhistas, levou os sujeitos a necessidades inéditas de compreensão. O artigo resulta, assim, de uma de pesquisa com o objetivo de realizar um estudo etnográfico do cotidiano de trabalho de soldados do corpo de bombeiros da cidade de Rio do Sul, em Santa Catarina, buscando apreender o sentido dado por esses profissionais ao seu trabalho e ao uso de novas tecnologias no ambiente profissional. Para tanto, foram utilizados métodos qualitativos como a observação participante, a etnografia do cotidiano e entrevistas individuais, nas quais, por teorizações progressivas e análises concomitantes ao desenvolver da pesquisa, buscou-se a compreensão dos sentidos atribuídos pelos soldados à realidade vivenciada, através da criação de núcleos de significações do discurso, chegando-se a conclusão de que, para os bombeiros, as tecnologias constituem-se em aliadas, auxiliando e facilitando o desenvolvimento do seu trabalho.

Keywords : Bombeiros; Trabalho; Novas tecnologias; Etnografia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )