SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2Avaliação das características de personalidade de goleiros profissionais e amadoresPráticas psicológicas e dimensões de significação dos problemas de saúde mental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

TOASSI, Andresa Jaqueline; STOLF, Michele Caroline  e  OLIVEIRA, Micheline Ramos de. Inserção tecnológica no trabalho: etnografia das significações profissionais de bombeiros. Psicol. cienc. prof. [online]. 2006, vol.26, n.2, pp. 280-293. ISSN 1414-9893.

Nas últimas décadas, as transformações paradigmáticas decorrentes principalmente da inserção tecnológica em vários âmbitos, incluindo as trabalhistas, levou os sujeitos a necessidades inéditas de compreensão. O artigo resulta, assim, de uma de pesquisa com o objetivo de realizar um estudo etnográfico do cotidiano de trabalho de soldados do corpo de bombeiros da cidade de Rio do Sul, em Santa Catarina, buscando apreender o sentido dado por esses profissionais ao seu trabalho e ao uso de novas tecnologias no ambiente profissional. Para tanto, foram utilizados métodos qualitativos como a observação participante, a etnografia do cotidiano e entrevistas individuais, nas quais, por teorizações progressivas e análises concomitantes ao desenvolver da pesquisa, buscou-se a compreensão dos sentidos atribuídos pelos soldados à realidade vivenciada, através da criação de núcleos de significações do discurso, chegando-se a conclusão de que, para os bombeiros, as tecnologias constituem-se em aliadas, auxiliando e facilitando o desenvolvimento do seu trabalho.

Palavras-chave : Bombeiros; Trabalho; Novas tecnologias; Etnografia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )