SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2Inserção tecnológica no trabalho: etnografia das significações profissionais de bombeirosOrientação à queixa escolar: considerando a dimensão social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

LIMA, Mônica  e  MONICA DE OLIVEIRA, Nunes. Práticas psicológicas e dimensões de significação dos problemas de saúde mental. Psicol. cienc. prof. [online]. 2006, vol.26, n.2, pp. 294-311. ISSN 1414-9893.

Buscou-se compreender como atuam os psicólogos e quais significados atribuem às práticas psicológicas desenvolvidas nos serviços públicos de saúde de Salvador. Utilizou-se o modelo teórico-metodológico de Sistema de Signos, Significados e Práticas. Entrevistaram-se 21 psicólogos dos 24 vinculados à Secretaria Municipal de Saúde, com roteiros semi-estruturados. Observou-se a predominância da oferta de psicoterapia individual com orientação psicanalítica. Discutem-se duas modalidades de práticas psicológicas (psicoterapias e para-psicoterapias), considerando-se a inadequação das técnicas psicológicas a uma parte da população distante de um padrão intimista e detalhista de expressar os problemas de saúde. Identificaram-se duas dimensões de significação dos problemas de saúde; a) individual caracteriza-se pela estrutura psíquica do usuário, do tipo e da gravidade da doença; b) coletiva caracteriza-se pelos aspectos socioeconômicos e culturais. A escuta psicológica pode seguir uma tendência mais asséptica ou cautelosa em relação às dimensões identificadas. Discute-se a hipótese de que há seleção socioeconômica e cultural da clientela.

Palavras-chave : Psicoterapia; Saúde mental; Serviços públicos de saúde,; Atendimento psicológico; Signos,significados e práticas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )