SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue2Psychological practices and semantic dimensions of mental health problemsThe approach and the therapy in the attendance of street people who present mental suffering author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

SOUZA, Beatriz de Paula. Orientação à queixa escolar: considerando a dimensão social. Psicol. cienc. prof. [online]. 2006, vol.26, n.2, pp. 312-319. ISSN 1414-9893.

Trata-se de uma modalidade de atendimento clínico às queixas escolares, breve e focal. Partiu-se da necessidade de desenvolver uma abordagem que superasse as dificuldades das práticas tradicionais, fundadas numa concepção abstrata de indivíduo, desconsiderando seu contexto social para além do grupo familiar e, assim, excluindo a escola da investigação e da intervenção.Nosso objetivo é conquistar uma movimentação da rede de relações na qual emerge a queixa escolar no sentido de sua superação. Essa rede tem como personagens principais, via de regra, a criança/adolescente, sua escola e sua família. Assim, nosso objeto de investigação/intervenção é essa rede e como as relações entre seus participantes se desenvolveram e se desenvolvem. Alguns princípios técnicos são: obter e problematizar as versões de cada participante, promover a circulação das informações pertinentes e identificar, mobilizar e fortalecer as potências contidas nessa rede.

Keywords : Queixa escolar; Fracasso escolar; Saúde mental; Atendimento psicológico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )