SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2Práticas psicológicas e dimensões de significação dos problemas de saúde mentalA abordagem e a clínica no atendimento aos moradores de rua portadores de sofrimento psíquico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

SOUZA, Beatriz de Paula. Orientação à queixa escolar: considerando a dimensão social. Psicol. cienc. prof. [online]. 2006, vol.26, n.2, pp. 312-319. ISSN 1414-9893.

Trata-se de uma modalidade de atendimento clínico às queixas escolares, breve e focal. Partiu-se da necessidade de desenvolver uma abordagem que superasse as dificuldades das práticas tradicionais, fundadas numa concepção abstrata de indivíduo, desconsiderando seu contexto social para além do grupo familiar e, assim, excluindo a escola da investigação e da intervenção.Nosso objetivo é conquistar uma movimentação da rede de relações na qual emerge a queixa escolar no sentido de sua superação. Essa rede tem como personagens principais, via de regra, a criança/adolescente, sua escola e sua família. Assim, nosso objeto de investigação/intervenção é essa rede e como as relações entre seus participantes se desenvolveram e se desenvolvem. Alguns princípios técnicos são: obter e problematizar as versões de cada participante, promover a circulação das informações pertinentes e identificar, mobilizar e fortalecer as potências contidas nessa rede.

Palavras-chave : Queixa escolar; Fracasso escolar; Saúde mental; Atendimento psicológico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )