SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número3Da genealogia da moral à moral do ressentimento: a crueldade nos bons costumes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

ALMONDES, Katie Moraes de. Tempo na psicologia: contribuição da visão cronobiológica à compreensão biopsicossocial da saúde. Psicol. cienc. prof. [online]. 2006, vol.26, n.3, pp. 353-359. ISSN 1414-9893.

Através da visão de tempo enquanto o que sentimos ocorrer entre um instante e outro ou como duração vivida, e da visão de saúde como o bem-estar físico, psíquico e social, é possível analisar o indivíduo dinamicamente, o que leva a uma compreensão biopsicossocial do mesmo. Dessa forma, o presente artigo insere uma recente área de conhecimento no estudo da Psicologia, a saber, a cronobiologia, que estuda as características temporais dos organismos em todos os seus níveis de organização e a relação temporal desses organismos com o meio. A cronobiologia, na medida em que privilegia o tempo, interessa àqueles que atribuem valor essencial à dinâmica dos processos biopsicossociais dos indivíduos e, portanto, buscam colaborar para a sua saúde física, psíquica e social. Com isso, objetiva-se tornar conhecida essa área e compreender de que forma essa abordagem se aplica na e contribui para a Psicologia.

Palavras-chave : Tempo; Saúde; Cronobiologia; Psicologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )