SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue3Time in psychology: the contribution of the chronobiological view to the biological, psychological and social comprehension of healthLegal changes and the practice of psychologists in mental health institutions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

EIZIRIK, Marisa Faermann  and  TREVISAN, Juliano Fontana. Da genealogia da moral à moral do ressentimento: a crueldade nos bons costumes. Psicol. cienc. prof. [online]. 2006, vol.26, n.3, pp. 360-367. ISSN 1414-9893.

Vivemos em um momento histórico em que a crueldade de algumas ações humanas (interpretadas como violentas e despidas de qualquer amor ao próximo) parece atingir um ápice, transformando-se em freqüentes matérias jornalísticas. Paralelo a essa realidade, cria-se o `homem mau'; por contraste, surge o `homem bom' (que não é capaz de cometer aquelas ações). A partir da reflexão sobre a idéia nietzscheana de genealogia da moral e sobre seu conceito de crueldade, esperamos, em um primeiro momento, problematizar não somente o `homem mau' mas também o `homem bom', com o intuito de pensar não sobre suas estruturas de personalidade, mas sim, sobre as condições histórico-sociais que possibilitaram a emergência desses dois tipos de homem, e, em um segundo momento, pensar a crueldade humana a partir de uma perspectiva histórica, contribuindo para um olhar sobre o humano que seja menos dicotômico e mais social, político e trágico.

Keywords : Nietzsche; Crueldade; Moral; `Homem mau x homem bom'.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )